Navegando por Autor "Nunes, Simone Costa"
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Item Careers: workers’ perceptions of organisational support for their professional growth(2019) Silva, Júlio Fernando da; Borges, Janaina Faria Fidelis; Sarsur, Amyra Moyzés; Nunes, Simone Costa; Amorim, Wilson Aparecido Costa deEste artigo trata do tema carreira tendo como contexto as modificações que esse conceito vem sofrendo ao longo dos anos: de uma abordagem tradicional (linear) a um enfoque contemporâneo (múltipla e sem fronteiras). A pesquisa revisita o tema analisando as políticas e práticas organizacionais, e também (re)conhecendo a importância do olhar do próprio trabalhador sobre o fenômeno. Seu objetivo se traduz em compreender a gestão de carreiras em organizações do estado de Minas Gerais (Brasil), considerando os posicionamentos adotados pelas áreas de Recursos Humanos e a percepção dos empregados quanto às possibilidades de crescimento profissional e mecanismos para planejamento de carreira. Toma-se como base metodológica, dados secundários obtidos da pesquisa “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” (2016). Os resultados apontam para uma preocupação das organizações em subsidiar o desenvolvimento da carreira dos seus profissionais, ainda que haja distinções deste apoio em relação aos níveis hierárquicos e porte da empresa.Item Competências na formação em Administração: um estudo em curso de graduação de universidade pública brasileira(2017) Sant'ana, Rogéria Ghedin Servidei; Sarsur, Amyra Moyzés; Nunes, Simone Costa; Cançado, Vera LúciaNeste estudo analisou-se como foram inseridas as competências no projeto didático-pedagógico e no processo de formação dos alunos do Curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo de caso, de caráter descritivo, foi o método escolhido; entrevista, questionário e documentos (projeto didático-pedagógico do Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram as técnicas de coleta de dados. A análise ocorreu por meio de técnicas qualitativas e quantitativas. O projeto didático-pedagógico foi analisado com o intuito de se levantarem as competências propostas pelo Curso, buscando-se verificar a sua correspondência com aquelas definidas pelo MEC nas DCNs. Posteriormente, procedeu-se à aplicação do questionário aos alunos para avaliar o processo de ensino-aprendizagem, considerando-se a formação com base em competências. A entrevista foi realizada com o diretor da Faculdade de Administração. Os resultados demonstram que, mesmo sendo percebido o desenvolvimento de competências e habilidades no Curso, este não se apresenta aderente ao modelo de formação por competências, em sua totalidade. Concluiu-se que se faz necessário um trabalho de conscientização dos docentes quanto às diretrizes de desenvolvimento de competências nos alunos do Curso, visando maior integração entre as disciplinas e alteração, em longo prazo, das metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas.Item Fatores de retenção, permanência e desligamento de talentos e de performers(2014) Carrara, Tânia Maria Paiva; Nunes, Simone Costa; Sarsur, Amyra MoyzésEste estudo buscou identificar fatores organizacionais que podem influenciar profissionais considerados talentos, pertencentes às gerações baby boomers, X e Y, quanto à sua permanência ou efetiva intenção de deixar a organização. A pesquisa utilizou o método do estudo de caso e adotou estratégia quantitativa e qualitativa na coleta e análise dos dados. O estudo foi realizado em uma organização do ramo da fabricação do aço. Os principais fatores de retenção analisados foram o ambiente organizacional, a configuração do trabalho, as condições de trabalho, a gestão do líder, a carreira, a remuneração total, a capacitação e o desenvolvimento. Na primeira etapa da pesquisa, um questionário eletrônico foi respondido por 212 empregados e a análise dos resultados ocorreu por meio da estatística multivariada. Na segunda etapa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, sendo sujeitos da pesquisa 10 empregados representantes das gerações baby boomers, X e Y. Nessa etapa, os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, por categoria temática, em razão de temas considerados relevantes. Quanto aos resultados, verificou-se que não existe um único fator de influência na retenção, mas um conjunto de fatores que leva os indivíduos a permanecer na organização e que sua ausência colabora significativamente com suaintenção de saída. Evidenciou-se a não existência de diferenças significantes entre as três gerações pesquisadas no que se refere aos fatores de impacto na retenção, na permanência e na intenção de saída.Item Processo sucessório: o complexo desafio do desenvolvimento de lideranças(2019) Medeiros, Adriana Baracho de; Nunes, Simone Costa; Sarsur, Amyra Moyzés; Amorim, Wilson Aparecido Costa deEste estudo teve como objetivo compreender o desenvolvimento de lideranças para assegurar a sucessão empresarial, especialmente por meio de ações voltadas para ocupantes de posições-chave, ou seja, aquelas em que o desempenho das pessoas reflete diretamente no resultado da empresa. A pesquisa se configurou com base no banco de dados das Melhores Empresas Para se Trabalhar, tendo sido consideradas 13 empresas presentes em Minas Gerais (Brasil), e posterior realização de entrevistas com dois profissionais de recursos humanos e seis executivos, em um estudo de caso para aprofundamento, junto a uma empresa que se destacou por seus investimentos em sucessão. Como resultado, identificou-se que tais ações de desenvolvimento contribuem para o processo sucessório, especialmente aprendizagens pela experiência. Entretanto, constatou-se o desafio de (re)significar a sucessão como um investimento estratégico, de longo prazo e de interesse do negócio, e não mais como uma ação de reposição e substituição habituais.Item Terceirização: implicações nas práticas de gestão de pessoas da empresa contratada(2014) Leão, Pedro Vinícius de Oliveira Carneiro; Nunes, Simone Costa; Carvalho Neto, Antônio; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daO objetivo do estudo é compreender como a relação estabelecida entre Contratante e Contratada afeta as práticas de gestão de pessoas da empresa terceirizada. A pesquisa adotou o método do estudo de caso e a abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de documentos e entrevistas em três empresas: a contratante; uma terceirizada, prestadora de serviços de manutenção elétrica industrial; e uma empresa que presta serviços de consultoria. Foram entrevistados gestores e trabalhadores operacionais, além de um consultor. Para analisar os dados foi escolhido o sistema em que as categorias não foram fornecidas, resultando da classificação analógica e progressiva dos elementos, segundo propõe Bardin (2011, p.113). Os resultados apontam para uma atuação intencional, planejada e consolidada por parte da Contratante sobre a Contratada que envolve práticas de gestão de pessoas nos seguintes âmbitos: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; saúde, segurança e meio ambiente; feedback e aspectos relativos às exigências legais trabalhistas. Como conclusão tem-se que, no ambiente estudado, a terceirização se aproxima daquela preconizada pela literatura em que é justificada pela busca de maior produtividade, qualidade e competitividade.