Navegando por Palavra-chave "Consumo"
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Item A construção de significados ao curso de graduação em Administração pelos alunos de alta e de baixa renda(2015) Pinto, Marcelo de Rezende; Leão, Marcos Eugênio Vale; Leite, Ramon Silva; Pereira, Danielle Ramos de MirandaEste artigo relata resultados de uma pesquisa empírica empreendida em uma amostra de 368 alunos do curso de Administração matriculados em cinco instituições privadas de uma capital brasileira. O objetivo foi analisar as diferenças de percepções dos alunos de alta e baixa renda do curso de Administração no que tange às seguintes questões: os elementos culturais e simbólicos envolvendo o ensino superior, a relevância que o ensino superior ocupa nas prioridades de consumo e a influência no comportamento de consumo dos alunos, a adequação do curso à sua realidade e os benefícios esperados pelo ingresso no curso de graduação. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas como o Grade of Membership (GoM) e teste t. Os resultados, que foram confrontados com o referencial teórico atinente ao consumo em uma perspectiva cultural e simbólica, sinalizaram que existe diferença de construção de significados entre os estratos de alunos.Item Investigando o consumo de lazer por idosos(2015) Pinto, Marcelo de Rezende; Pereira, Danielle Ramos de MirandaA partir da constatação de que ainda são incipientes os estudos que buscam investigar a perspectiva cultural do consumo, atrelada à percepção de que pouco se pesquisou sobre o consumo de lazer de consumidores da terceira idade, o artigo tem por objetivo geral apresentar resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi investigar como as experiências de consumo nas atividades de lazer por indivíduos da terceira idade interagem com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana. Para se atingir esses objetivos, adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir de uma abordagem etnográfica. Os resultados parecem indicar que os processos sociais, desde a construção de relacionamentos entre familiares, amigos e vizinhos até a construção de redes de convivência com integrantes dos clubes de terceira constituem-se os principais processos presentes nas atividades de lazer desses indivíduos.Item A tributação sobre o consumo de bens e serviços(2008) Silva, Celso Ribeiro da; Bertucci, Antônio CarlosO presente trabalho tem como objetivo a análise da tributação sobre o consumo no Brasil, para, ao final, traçar as características básicas que devem ser ostentadas por essa espécie impositiva, visando a que o consumidor final (verdadeiro contribuinte dos impostos em questão) seja tributado de uma forma eficaz e justa. Neste contexto, observa-se que o presente trabalho também procurará analisar a tributação sobre o consumo, à luz de preceitos econômicos relacionados com a matéria, visando demonstrar os impactos causados pela tributação sobre o consumo no mercado. Em linhas gerais, o trabalho apresentará a tributação sobre o consumo sob diversos aspectos, mostrando como ela se desenvolveu no Brasil, procurando justificar o consumo como fato signo presuntivo de riqueza, demonstrando o seu impacto sobre o mercado econômico, sua estruturação em outros países e no Brasil, para, finalmente, extrair dessa análise conclusões pertinentes que conduzam à eficácia e à justiça dessa espécie de tributação.