RI-FJP  Centro de Pesquisas Aplicadas (CPA)  CPA – Artigos de periódicos 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/275

Título: A Sociedade da informação e do conhecimento e os estados brasileiros
Autor: Corrêa, Cecília Araújo Rabelo
Rocha, Elisa Maria Pinto da
Carvalhais, Jane Noronha
Dufloth, Simone Cristina
Afiliação: -
Fundação João Pinheiro
Fundação Educacional de Divinópolis
Fundação João Pinheiro
Data: 2014
Descritores: Sociedade da informação
Desenvolvimento científico e tecnológico
Políticas públicas
Brasil
Keywords: Information society
Scientific and technological development
Public policies
Palavras-Chave: Condições de inserção dos estados
Indicadores de mensuração
Resumo: A expressão Sociedade da Informação e do Conhecimento é utilizada para caracterizar o novo padrão de acumulação capitalista que assume maior relevância a partir dos anos 90. Nesse novo padrão tecnológico e produtivo, a informação, conhecimento e as inovações tecnológicas passam a ser fatores determinantes do desenvolvimento socioeconômico de uma nação. O Brasil possui grande desigualdade interna o que tende a influenciar as condições de inserção dos estados brasileiros nesta Sociedade. O objetivo deste artigo é analisar as condições de inserção dos estados brasileiros no padrão tecno-produtivo que ora se configura no Brasil e no mundo. Foi feita uma revisão de Literatura e Análise Documental. Os resultados corroboram a ideia geral acerca da heterogeneidade das condições de inserção dos estados no novo padrão tecnológico e econômico. A grande maioria dos estados apresentou condições de inserção desfavoráveis, e as dimensões que explicam esta posição desconfortável são: Infraestrutura, Acesso e Uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações, e Habilidades e Disponibilidade de Recursos Humanos. O estudo sugere que avanços na construção de condições favoráveis de inserção dos estados dependem fundamentalmente, da adoção de medidas capazes de aprofundar a sinergia entre a política de ciência e tecnologia, a política educacional e industrial.
Referência: CORRÊA, Cecília Araújo Rabelo; ROCHA, Elisa Maria Pinto da; CARVALHAIS, Jane Noronha; DUFLOTH, Simone Cristina. A Sociedade da Informação e do Conhecimento e os Estados Brasileiros. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 31–54, jan./abr. 2014. ISSN 1981-8920.
ISSN: 1981-8920
DOI: 10.5433/1981-8920.2014v19n1p31
Aparece na(s) coleção(ções):CPA – Artigos de periódicos
EG – Artigos de periódicos

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
A Sociedade da Informação e do Conhecimento e os Estados Brasileiros.pdf228,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Creative Commons

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.