Feira de projetos de intervenção: a experiência do ensino sobre formulação, gestão e avaliação de projetos públicos

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2018

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Resumo
O artigo discute um caso de ensino sobre o processo de formação de políticas públicas em um curso de Administração Pública, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Trata-se da Feira de Projetos de Intervenção, trabalho desenvolvido no âmbito de duas disciplinas em que os alunos selecionam um problema público relevante e, aplicando metodologias de concepção e gerenciamento de projetos, desenham uma alternativa de solução. O objetivo do texto é registrar a experiência e, a partir dela, discutir aspectos relevantes para o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino em cursos do Campo de Públicas. Adota-se uma perspectiva de interdisciplinaridade que vai além da interação entre distintas disciplinas, sendo fundamental, a troca, reciprocidade, diálogo e disposição para inovação dos envolvidos. Duas metodologias são aplicadas no desenvolvimento do projeto da Feira: o Marco Lógico, que fornece referências objetivas para a concepção, gestão e avaliação de projetos; e as boas práticas do Project Management Institute, método baseado em áreas de conhecimentos e grupos de processos adequados ao gerenciamento de projetos. Cinco edições dessa experiência já foram realizadas, resultando no desenho de 89 projetos. A cada edição, inovações na dinâmica foram incorporadas, ampliando as potencialidades e os aprendizados sobre a interdisciplinaridade na Administração Pública. Destacam-se a importância da articulação de teorias e métodos para compreensão de situações-problema complexas, a experiência, mesmo simulada, dos reveses da prática administrativa no setor público, a relevância da abertura para a inovação e para o trabalho em parceria entre os docentes envolvidos, além de dificuldades instrumentais sobre o ensino do processo de produção de políticas públicas.

Abstract
The article discusses a teaching case on the process of public policy formation in a Public Administration course, from the perspective of interdisciplinarity. This is the Intervention Projects Fair, work developed within the framework of two disciplines in which students select a relevant public problem and, applying design methodologies and project management, design an alternative solution. The aim of the text is to record the experience and, based on it, discuss aspects relevant to the development of interdisciplinary teaching strategies in courses in the Public Field. An interdisciplinary perspective is adopted that goes beyond the interaction between different disciplines, being fundamental, the exchange, reciprocity, dialogue and willingness to innovation of those involved. Two methodologies are applied in the development of the Fair project: The Logical Framework, which provides objective references for the conception, management and evaluation of projects; and the good practices of the Project Management Institute, a method based on areas of knowledge and process groups suitable for project management. Five editions of this experience have already been carried out, resulting in the design of 89 projects. In each edition, innovations in dynamics have been incorporated, expanding the potential and learning about interdisciplinarity in Public Administration. The importance of articulating theories and methods for understanding complex problem situations, the experience, even simulated, of the setbacks of administrative practice in the public sector, the relevance of openness to innovation and to work in partnership between the teachers involved, as well as instrumental difficulties on teaching the process of production of public policies, stand out.

Descritores

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Citação

SILVEIRA, M. C.; ASSIS, M. A. Feira de projetos de intervenção: a experiência do ensino sobre formulação, gestão e avaliação de projetos públicos. Estudos de Administração e Sociedade, v. 3, n. 1, p. 58-66, fev. 2018.

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