A história a um clique: as tecnologias da informação e da comunicação, os documentos em suporte não-convencionais e o ensino de História

Data da publicação

2011

Orientador(es)

Coordenador(es)

Colaborador(es)

Organizador(es)

Evento

Entrevistador(a)

Entrevistado(a)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo
Comunicação que analisa as relações existentes entre as tecnologias da informação e da comunicação (TIC), os documentos em suporte não-convencionais e o ensino de história. O texto parte do princípio de que as transformações da ciência e da técnica têm produzido inúmeras modificações, tanto na produção da materialidade histórica como nas relações sociais, apontando para o entendimento de que as TIC possuem lastro direto com as ordens histórica, social e política do início deste século, produzindo implicações em todas as esferas da vida social e notadamente para o professor, nas condições e nos objetivos de seu trabalho. Destaca ainda que as TIC podem contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens escolares, notadamente em relação ao ensino de história. O argumento central pode ser resumido na premissa de que a ampliação das possibilidades de uso das atuais ferramentas tecnológicas e a adoção de diversas e diferentes fontes podem constituir fecundo campo para o ensino de história.

Descritores

Palavras-chave

Keywords

Citação

CARDOSO, F. A.; AMORIM, M. A. A história a um clique: as tecnologias da informação e da comunicação, os documentos não-convencionais e o ensino de história. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 12, n. 17, p. 147-157, 2º sem. 2011.

Relacionado com

Contido em

Licença