Assis, Marcos Arcanjo deFreitas, Elias José Lopes de2019-04-052023-11-062019-04-052023-11-062018http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2483Este trabalho tem por objetivo investigar a adesão de escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte ao princípio do trabalho pedagógico desenvolvido a partir dos resultados do último Ideb por elas alcançados. A metodologia utilizada foi a de estudos teóricos sobre as reformas educacionais no Brasil e no mundo além de suas relações com as reformas do estado ocorrida nos fins do século XX, foi descrita também a trajetória da política educacional do município de Belo Horizonte em que se afirma a gestão da educação a partir de índices aferidos nas avaliações externas como o próprio Ideb. Por fim foram realizadas entrevistas com gestores pedagógicos destas escolas, como forma de se verificar a existência de trabalhos norteados por este índice nestas escolas. A conclusão a que se chegou é que embora haja um consenso quanto a validade do Ideb como referência de qualidade, ainda há algumas questões pendentes na realização de trabalho desta natureza em algumas escolas.pt-BRReformas educacionaisAvaliações externasIdebEscolasO trabalho pedagógico com o Ideb: a adesão de escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo HorizonteMonografiaEducational reformsExternal evaluationsIdebSchools