Costa, Maria Adélia daChaves, Rafael Santos2021-02-232023-11-062021-02-232023-11-062020http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2759Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Gestão, Proteção e Defesa Civil – CEGEDEC da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Gestão, Proteção e Defesa Civil.Publicado apenas online.Orientador: Maria Adélia da CostaInclui apêndices e anexos.Bibliografia: p. 66-68Esse estudo tem por objetivo identificar a percepção dos professores que lecionam no CFO BM sobre a utilização das estratégias metodológicas ativas de aprendizagem por eles e sobre o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o profissional do Século XXI, sejam elas: a criatividade; o senso crítico; a reflexão; a colaboração; a capacidade de trabalhar em grupo e de resolver problemas; dentre outras requeridas para a carreira bombeiro militar, a partir da sua atuação como professor. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Seu referencial teórico contempla fundamentos das metodologias ativas de aprendizagem e da formação docente continuada, que embasam a análise dos resultados da pesquisa de campo realizada junto aos docentes do curso. A investigação expõe um diagnóstico positivo das práticas pedagógicas do grupo entrevistado, no sentido de caminharem mais na direção de uma aprendizagem ativa e significativa do que naquela passiva, mecânica e tradicional. Entretanto, traz evidências que confirmam, parcialmente, que a ausência de formação inicial ou continuada na área pedagógica docente, aliada ao desconhecimento de metodologias ativas, reduz a eficiência e a efetividade do processo ensino-aprendizagem quanto à promoção de estratégias metodológicas eatividades que, conforme previsto na literatura, tendem a desenvolver nos alunos as competências e habilidades supracitadas. Logo, o presente trabalho constitui-se num enriquecimento do conhecimento existente sobre as metodologias ativas de aprendizagem aplicadas ao ensino profissional do CBMMG em prol da sociedade.1 recurso online (84 p.) : pdf.application/pdfMetodologias ativasAprendizagem significativaFormação continuada docenteEducação profissionalCorpo de BombeirosEstudo da utilização de metodologias ativas de aprendizagem no curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas GeraisTrabalho acadêmicoActive methodologiesMeaningful learningOngoing teacher trainingProfessional educationMilitary Firefigthers of Minas Gerais