2023-08-182023-08-182007FLEURY, M. T. L.; SARSUR, A. M. O Quadro-Negro Como Tela: o uso do filme 'Nenhum a Menos' como recurso de aprendizagem em gestão por competências. Cadernos EBAPE.BR, v. 5, n. 1, p. 1-17, 2007.1679-3951http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3752Refletir sobre um conceito em construção - o conceito de competência - e o uso de estratégias interativas para aprendizagem são os objetivos deste artigo. Tendo como pressuposto gue elementos teóricos, em Ciências Sociais Aplicadas, como é o caso da Administração, são mais bem absorvidos e internalizados através de métodos de ensino-aprendizagem interativos, os autores determinam a interface entre a abordagem cinematográfica por meio do filme "Nenhum a Menos" e o marco referencial gue norteia a noção de competência. Nota-se gue são diversas as possibilidades de compreensão do conceito e, ainda mais, de discussão dos mesmos, tendo em vista a necessidade de sua contextualização. Conclui-se pela possibilidade de utilização da metáfora cinematográfica como estratégia complementar de ensino-aprendizagem por despertar maior interesse e proximidade com o "aprendiz", permitindo a ele estabelecer paralelos mais concretos entre a ficção e a realidade.pt-BRopenAcessCompetênciasGestão por competênciasrelação ensino-aprendizagemO quadro-negro como tela: o uso do filme Nenhum a menos como recurso de aprendizagem em gestão por competênciasThe blackboard as screen: the use of the movie "Not one less" as resource of learning in competence-based managementArtigo10.1590/S1679-39512007000100004CompetencesCompetence-based managementteach-learning approach