Vieira, Vidigal de AndradeCarvalho, Danio Sebastião Martins de2016-09-202023-11-062016-09-202016-09-202023-11-062013-03-25http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2171O tema deste trabalho é a avaliação do Programa de Resistência às Drogas (PROERD) e do Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), na construção da cidadania de jovens nas escolas que participam dos programas, no perímetro urbano do município de Carangola/MG. O objetivo Deste estudo foi verificar a importância de manter os programas na construção da cidadania de jovens nos estabelecimentos de ensino que participaram dos programas nos anos de 2010 e 2011. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que teve como referencial teórico a abordagem sobre Socialização, Representações Sociais e Análise de Conteúdo, tendo sido realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e censitária, com realização de entrevistas semiestruturadas e individuais aplicadas às Diretoras das Escolas que realizaram os programas, com os Militares Instrutores e Orientador dos programas e com o Militar Comandante da 75a Companhia Especial da Polícia Militar. Os materiais coletados e analisados, segundo a perspectiva sociocultural das Representações Sociais e da Análise de Conteúdo, sinalizam que os programas contribuíram para a construção da cidadania dos jovens e que constituem anteparos de prevenção e proteção contra comportamentos antissociais, contra a violência e contra as drogas no ambiente escolar, por terem proporcionado condições favoráveis ao entendimento na capacidade de intervenção dos jovens no protagonismo juvenil e na multiplicação de valores morais e éticos, além da utilização do diálogo na resolução de episódios de conflitos.pt-BRCidadaniaComportamentos antissociaisSocializaçãoPROERDJCCA importância de manter o programa educacional de resistência às drogas e o jovens construindo a cidadania, na construção da cidadania de jovens nas escolas que participam dos programas no município de Carangola/MGMonografiaCitizenshipAntisocial behaviorsSocializationPROERDJCC