2022-02-022022-02-022019DUFLOTH, S. C. et al. Cidades digitais e a construção de um ambiente favorável à disseminação da educação a distância: estudo aplicado ao caso de Piraí-RJ. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 15, n. 35, p. 153-171, jan./abr. 2019.1984-3526http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3439O artigo analisa a construção de um ambiente favorável à disseminação da educação a distância (EaD) a partir das características das cidades digitais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada em estudos bibliográficos, documentais e em entrevistas com atores-chave envolvidos no desenvolvimento do Projeto Piraí Digital. Foram estudadas as principais características do conceito cidades digitais enquanto constructo potencializador à expansão da EaD e iniciativas de desenvolvimento tecnológico implantadas no município de Piraí-RJ associadas ao contexto educacional. Os resultados evidenciam que os efeitos do desenvolvimento tecnológico aliados à ideia da cidade digital em Piraí-RJ propiciaram ambiente favorável ao processo educacional, pois ampliaram o contato da população com novos conhecimentos e criaram melhores condições de ensino nas escolas públicas, o que contribuiu para expandir as possibilidades de formação e capacitação com a EaD.pt-BRCidades digitaisEducação a distânciaTecnologias de Informação e ComunicaçãoSociedade da informaçãoCidades digitais e a construção de um ambiente favorável à educação a distância: o caso de Piraí – RJDigital cities and the construction of an environment favorable to the distance education: the case of Piraí - RJArtigo10.3895/rts.v15n35.7828Digital citiesDistance educationInformation and Communication TechnologiesInformation society