Santos, Andréia dosMoreira, Wanderley2016-07-132023-11-062016-07-132016-07-132023-11-062012http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/1878O objetivo desse trabalho foi o de estudar o absenteísmo ocasionado por licenças médicas no Centro Integrado de Comunicações Operacionais, CICOp, em Belo Horizonte, durante o ano de 2012. Nesse local de pesquisa buscou-se também saber os tipos de faltas e suas consequências para a qualidade do atendimento no telefone de emergência da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, o 190. Fundamentou-se o presente estudo em pesquisa bibliográfica, documental e em pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo elaborou-se um questionário que foi respondido por 158 Teledigifonistas empregados exclusivamente na função de teleatendentes do 190, em que buscou-se conhecer parte da realidade sociofamiliar dos respondentes, suas principais percepções com relação ao trabalho, suas expectativas de futuro na empresa e progressão na carreira junto a Minas Gerais Prestadora de Serviço S.A, bem como sua percepção quanto à acessibilidade dos respondentes com relação à chefia do CICOp. Um problema comprovadamente de difícil gerenciamento, o controle do absenteísmo é relegado ao segundo plano pelas empresas. A acertiva acima também pode ser empregada na PMMG e MGS S/A, cujo o controle do absenteísmo ainda é bastante precário. A falta de um controle efetivo a cerca dos números do absenteísmo prejudicou a obtenção de dados referentes aos motivos que efetivamente levaram os faltosos do CICOp a se ausentarem ao trabalho. No que pese as dificuldades de pesquisa, foram dadas sugestões a cerca das medidas que podem ser levadas a efeito para o controle do absenteísmo junto aos Teledigifonistas do CICOp.pt-BRAbsenteísmoTrabalhoMotivaçãoLicença médicaTeleatendenteCICOpO absenteísmo entre os teledigifonistas do CICOp e os reflexos na qualidade do atendimento do 190MonografiaAbsenteeismWorkMotivationMedical licenseTeleattendantCICOP