2023-10-032023-10-032022FRANCO, L. P. Compras governamentais: utilização do comércio eletrônico e do e-marketplace. Campo de Públicas: conexões e experiências, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 89-99, jul./dez. 2022.2764-6009http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3793O presente trabalho define e caracteriza o que é o comércio eletrônico, como ele pode ser operado via plataforma e-marketplace e quais são as possíveis relações entre essas formas de transação e a dinâmica das compras governamentais. O objetivo do estudo é entender quais são as características principais dos e-marketplaces, as razões pelas quais a implantação no contexto do setor público é possível e viável e quais são as ferramentas geradoras de benefícios para a administração pública. Para tanto, foi feita revisão bibliográfica para que os dois assuntos, mercado eletrônico e administração pública, possam ser estreitados. Os resultados da pesquisa apontam para existência de viabilidade da operação das compras governamentais via e-marketplace, havendo potencial de usufruto dos benefícios dos serviços de precificação e catálogo de produtos, prestados pela plataforma. Conclui-se que os mercados eletrônicos têm se consolidado tanto na realidade privada quanto na pública, estando presentes nas compras públicas de alguns países pelo mundo, e que sua implantação pode ser uma das possíveis direções para um sistema de compras públicas mais moderno e eficiente.pt-BRopenAcessE-MarketplaceCompras públicasComércio eletrônicoCompras governamentais: utilização do comércio eletrônico e do e-marketplaceGovernment procurement: use of e-commerce and e-marketplaceArtigoE-MarketplacePublic procurementE-commerce