2024-10-162024-10-162023BATISTA, V. A. A.; BRAGA, D. S. Ciclo de políticas e Teoria da Atuação: contribuições para as pesquisas em políticas educacionais. Revista de Administração Educacional, Recife, v. 14, n. 2, p. 61-79, jul/dez 2023.2359-1382http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4210Este texto faz uma reflexão sobre as contribuições da abordagem teórico-metodológica do ciclo de políticas e da teoria da atuação para as pesquisas sobre políticas públicas em educação. O estudo trata do desenvolvimento dessas perspectivas em diálogo com os estudos sobre implementação de políticas e burocracia de nível de rua. Para isso, discute as principais obras de Stephen Ball e colaboradores que abordam essas vertentes analíticas. Como conclusões, o texto aponta que, embora não sejam as únicas formas de se pensar a formulação e operacionalização dos programas de ação educacional, os pressupostos dessas abordagens contribuem na compreensão das regras de funcionamento das políticas públicas de educação e os recursos de poder associados a elas, assim como os modos de interação entre atores e instituições nos processos políticos no interior das escolas.pt-BRopen acessPolíticas públicas de educaçãoCiclo de políticasTeoria da atuaçãoImplementação de políticasCiclo de políticas e Teoria da Atuação: contribuições para as pesquisas em políticas educacionaisPolicy cycle and Enactment Theory: contributions to research in educational policiesArtigoEducational policiesPolicy cycle approachTheory of enactmentPolicy implementation