Costa, Bruno Lazzarotti Diniz2016-04-182023-11-062016-04-182023-11-062015SILVA, Higor Alfredo Damaso da. Democratização do acesso ao ensino superior: análise do acesso à educação superior e perfil da sociedade mineira. 104 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/1575Este trabalho tem o objetivo de demonstrar se o acesso ao Ensino Superior aumentou ou diminuiu em Minas Gerais entre os anos de 2009 e 2013, de forma a traçar um perfil dos ingressantes à Educação Superior que se encontram na faixa etária de 18 a 29 anos, verificando em que grupos sociais pertencem e se eles ascenderam às Instituições de Ensino Superior em maior ou menor grau. Para isso, foram utilizadas as bases de dados da Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG) de 2009 e 2013, as quais dispõe tanto de indicadores educacionais quanto sociais, que foram apreciados e utilizados neste trabalho. Verifica-se que os níveis de instrução cresceram para todos os grupos, mas ressalta-se que aqueles historicamente prejudicados pelo sistema educacional brasileiro tiveram maior crescimento proporcional no período analisado. Entretanto, percebe-se também que a demanda por políticas de expansão do ensino superior, assim como as de democratização do acesso à educação superior tende a continuar crescendo, o que continuará implicando em grandes investimentos até que elas sejam devidamente preenchidas.pt-BREducaçãoIgualdade de OportunidadesPesquisa por Amostra de Domicílios (PAD-MG)Democratização do AcessoEnsino SuperiorDesigualdadeDemocratização do acesso ao ensino superior: análise do acesso à educação superior e perfil da sociedade mineiraMonografiaEducationEqual OpportunitiesSample Survey of Households (PAD-MG)Democratization of AccessHigher EducationInequality