2013-06-282013-06-282011PEREIRA, D. R. M.; PINTO, M. R. A Teoria da resposta ao item: possíveis contribuições aos estudos em marketing. Gestão & Produção, São Carlos, v. 18, n. 4, p. 825-836, 2011.0104-530Xhttp://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/51A constatação da ampla utilização de escalas multidimensionais por parte dos pesquisadores da área de marketing motivou a elaboração de um artigo com o propósito de discutir a aplicação da Teoria da Resposta ao Item (TRI), bem como apresentar a essa área um método que tem se mostrado bastante eficaz na estimação de construtos comportamentais. Sendo assim, o artigo apresenta uma discussão sobre a TRI, ressaltando seus avanços em relação à Teoria Clássica do Teste (TCT) e suas aplicações tradicionais no campo da psicometria e da avaliação educacional. Para verificar sua aplicabilidade nos estudos de marketing, julgou-se adequado conduzir uma aplicação prática da TRI em um estudo envolvendo uma escala já bastante utilizada pelos pesquisadores – a de orientação de mercado (Escala MkTor) proposta por Narver e Slater (1990). Os resultados da aplicação demonstraram que, embora o modelo da TRI proposto possa ser considerado satisfatório para a aplicação no contexto da Orientação para o Mercado, existem muitos desafios a serem enfrentados por novos estudos como a construção de uma escala com interpretação prática, indicando o que significa para uma empresa possuir um nível de maturidade associado a um determinado construto. As considerações finais ressaltam que a grande contribuição do artigo aos estudos em marketing é a apresentação de um método alternativo para estimar de forma mais apurada os construtos e avaliar a qualidade dos itens das escalas.pt-BRopenAccessTeoria da Resposta ao ItemAnálise de traço latenteMedição e escalonamentoMétodos quantitativos em marketingOrientação para o mercadoA Teoria da Resposta ao Item: possíveis contribuições aos estudos em marketingThe Item Response Theory: possible contributions to marketing studiesArtigo10.1590/S0104-530X2011000400010MarketingAdministraçãoEstudo de mercadoThe Item Response TheoryLatent trait analysisMeasurement and scalingQuantitative methods in marketingMarket orientation