2022-01-172022-01-172020DENARDI, A. D’I.; COSTA, B. L. D. A influência do poder legislativo no planejamento das políticas de educação no Estado de Minas Gerais. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 23, n. 40, p. 131–152, ago. 2020.2317-0093http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3301O trabalho analisa o papel da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na elaboração e nas discussões do mais recente Plano Estadual de Educação. Baseado nas arenas de debate disponíveis para a discussão do Plano, na identificação dos grupos sociais envolvidos e na mobilização em torno de seus diferentes temas, busca-se avaliar o grau de influência da Assembleia de Minas nesta política específica. A partir de um modelo analítico institucionalista e pluralista, amparado pela análise de documentação disponibilizada pelos órgãos diretamente envolvidos com o Plano, argumenta-se que a natureza das arenas e das regras decisórias conformaram as alterações e o perfil final do Plano. Baseado nos resultados obtidos, conclui-se sobre a importância do Poder Legislativo como vetor de promoção do debate público em torno do Plano, através de plataformas variadas de participação popular.pt-BRParlamentoPolíticas públicasPlanejamento do ensinoDemocraciaParticipação popularA influência do poder legislativo no planejamento das políticas de educação no Estado de Minas GeraisThe influence of the Legislative Power in the planning of public education in the State of Minas GeraisArtigo10.24934/eef.v23i40.4512ParliamentPublic policyEducational planningDemocracyPopular participation