2024-05-102024-05-102023MAGALHÃES, F. A. P.; OLIVEIRA, K. P.; BERNARDI, M. B. E. Análise da inserção e atuação de facilitadores em ações e projetos de desenvolvimento de competências da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Revista GeSec, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 4334-4357, 2023.2178-9010http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4050Este trabalho analisa a atuação de facilitadores em programas de desenvolvimento de pessoas da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Estes programas utilizam a perspectiva da aprendizagem significativa, conjugando diferentes metodologias de ensino aprendizagem que buscam mobilizar conhecimentos e habilidades para gerar mudança de hábitos e comportamentos. Nesta proposta, a figura do facilitador encontra amplo espaço de atuação como uma pessoa externa a um grupo que intervém de forma estruturada, apoiando os participantes a terem maior autonomia e efetividade em diferentes processos, como a resolução de problemas e o desenvolvimento individual de competências. Por meio de análise documental, pesquisa de campo e observação participante pôde-se concluir que os facilitadores atuantes nos programas têm trazido contribuições efetivas ao desenvolvimento dos participantes, sobretudo, no que se refere ao envolvimento, protagonismo e aquisição de conhecimento, além de ajudarem a estabelecer um espaço de confiança e fortalecimento de uma rede de colaboração. Há ainda a constatação de que o próprio facilitador consegue desenvolver-se, criando ou fortalecendo competências importantes para a sua atuação. Por outro lado, destacam-se alguns desafios a serem superados, tais como gerar o envolvimento de lideranças que não se engajam no processo, além de desafios pessoais como a dificuldade de conciliar as atividades de facilitador com as atividades profissionais, bem como alinhar com o grupo o papel do facilitador, diferenciando-o do papel do professor, já que ainda se trata de uma atuação inovadora em programas de desenvolvimento de pessoas.pt-BRopen accessProgramas de desenvolvimentoFacilitadoresAndragogiaMetodologias ativasEscola de Governo/FJPAnálise da inserção e atuação de facilitadores em ações e projetos de desenvolvimento de competências da Escola de Governo da Fundação João PinheiroAnalysis of the inclusion and performance of facilitators in actions and projects for the development of competencies of the School of Government of the João Pinheiro FoundationArtigohttp://doi.org/10.7769/gesec.v14i3Development programsFacilitatorsAndragogyActive methodologiesSchool of Government/FJPAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil