Batitucci, Eduardo Cerqueira2016-12-022023-11-062016-12-022016-12-022023-11-062016http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2209Essa monografia busca compreender a importância do eixo profissionalização dentro da lógica de aplicação da medida socioeducativa em Minas Gerais. Para isso, apresenta- se a questão da juventude perpassada pela vulnerabilidade e delinquência, que constitui o principal público da política socioeducativa. As perspectivas teóricas sobre as políticas públicas e instituições são trazidas, para então traçar um histórico da política mineira, aprofundando na compreensão sobre os eixos pedagógicos, principalmente o de profissionalização, que é o foco da pesquisa. Para subsidiar a análise são feitas entrevistas com gestores, técnicos e parceiros do sistema, e também com adolescentes internos em unidades de cumprimento de medida socioeducativa. As entrevistas são analisadas sob a ótica de três dimensões, escolhidas para a melhor compreensão do objetivo geral: trabalho, interdisciplinaridade e atendimento individual. As considerações finais deste trabalho dizem respeito às complexidades da política socioeducativa, e a capacidade em potencial do eixo profissionalização de surgir como uma nova instituição, uma vez que é um “elo com o futuro” dos adolescentes.pt-BRMedida SocioeducativaEixo ProfissionalizaçãoInterdisciplinaridadeAtendimento IndividualO eixo profissionalização e a medida socioeducativa a influência na lógica de aplicação da medidaMonografiaSocio-educational PolicyPofissionalization AxisInterdisciplinarityIndividual Care