2024-10-162024-10-162022MENDES, I. A. A.; COSTA, B. L. D.; ASSIS, M. F. A. Equidade, recursos familiares e oportunidades educacionais em Minas Gerais: um estudo das transições escolares em 2009 e 2013. Revista Interface, v. 19, p. 108-130, 2022.2237-7506http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4208Este trabalho analisa a distribuição de oportunidades educacionais no estado de Minas Gerais, a partir da conclusão do ensino fundamental e do acesso e conclusão do ensino médio para estudantes com idade de 14 a 24 anos. O estudo utilizou dados da Pesquisa por Amostra Domiciliar de Minas Gerais (PAD/MG) realizada pela Fundação João Pinheiro e analisa as seguintes mudanças: a) patamares de desigualdade educacional, b) efeitos dos aspectos adscritos no abandono escolar e c) diversificação dos grupos sociais concluintes do EF e EM em 2009 e 2013. Os três eixos de análise utilizam como variável dependente a transição entre diferentes etapas da escolarização. Parte das conclusões demonstra que dada a expansão escolar no início dos anos 2000, variáveis como local de moradia e renda tiveram pouca influência no acesso e permanência escolar.pt-BRopen acessDesigualdades educacionaisSociologiaTransições escolaresEquidade, recursos familiares e oportunidades educacionais em Minas Gerais: um estudo das transições escolares em 2009 e 2013Equity, family resources and educational opportunities in Minas Gerais: a study of school transitions in 2009 and 2013ArtigoEducational inequalitySchool transitionsSociologyAttribution 3.0 Brazil