2021-06-102021-06-102005FREITAS, P. M. et al. Relação entre o estresse materno e a inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 57 n. 1, p. 46-57, 2005.1809-5267http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3224O objetivo do presente estudo é analisar a relação entre o estado psicológico das mães e o status escolar de criança com paralisia cerebral (PC). A PC caracteriza-se por limitações em diferentes áreas do desenvolvimento, sendo muitas vezes um estressor para as mães. Os instrumentos utilizados neste artigo foram: o Inventário Beck de Depressão, o Questionário de Saúde Geral e o Questionário de Estresse para Pais de Crianças com Transtornos do Desenvolvimento. A amostra foi constituída de 245 mães divididas em três grupos de acordo com o status escolar de seus filhos: escola regular, escola especial e sem escola. Os resultados mostram que as mães de crianças que estão sem escola apresentam alterações no estado psicológico para duas medidas: o estresse e a percepção da mãe sobre as características da criança (dependência e incapacidade). Nós sugerimos que a relação entre o estado psicológico das mães e o status escolar da criança pode ser recíproca. Os maiores níveis de estresse e da percepção negativa de suas crianças podem contribuir para as exclusões escolar e social. Trabalhou-se com a hipótese de que o suporte social oferecido pela escola diminui o sofrimento psicológico de mães de criança com PC.pt-BRopenAccessInclusão escolarEstresse maternoParalisia cerebralAdaptação psicossocialSuporte socialRelação entre o estresse materno e a inclusão escolar de crianças com paralisia cerebralMaternal stress and school inclusion of children with cerebral paralisyArtigoSchool attendingInclusionMaternal stressCerebral palsyPsychosocial adaptationSocial support