Oliveira, Kamila Pagel dePrates, Laura Spyer2019-03-252023-11-062019-03-252023-11-062018-08-23http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2470A partir da evolução histórica da Administração Pública brasileira, mais especificamente da imposição da realização de concurso público para provimento de cargos públicos, debruçouse sobre a seleção então realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais para ingresso no curso de formação de soldado, com o intento de verificar se compatível com o “tipo” de candidato que se espera ocupante do cargo de policial militar. Consubstanciado em pesquisas bibliográfica e documental, o presente trabalho revelou que o modelo de concurso público adotado pela Polícia Militar encontra-se em conformidade com a legislação, com a literatura atual e com as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), não obstante, por outro lado, destacar os benefícios da prova de habilidade específica, acaso incluída nos certames, e a insuficiência de dados quanto as eventuais benesses da avaliação de títulos, atualmente não adotada pela Corporação. Em continuidade a investigação proposta, indicou-se a relevância de novos estudos que abranjam os institutos do estágio probatório e da avaliação de desempenho, especialmente enquanto meios a dar seguimento ao processo de seleção e avaliação daqueles que aptos à função em questão. Afinal, “quem mais merece ser comandante ou juiz, ou receber qualquer outro cargo, é quem for mais dotado com as qualidades necessárias para seu bom desempenho” (HOBBES, 2000, p. 89).pt-BRConcurso públicoPolícia militarEditalTipos de provasHabilidade específicaTítulosEstágio probatórioAvaliação de desempenhoO modelo de concurso público para admissão ao Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado de Minas GeraisMonografiaPublic tenderMilitary policeNoticeTypes of evidenceSpecific skillSecuritiesProbationary stagePerformance evaluation