2024-10-162024-10-162014MENDES, I. A.; SARAIVA, A. L. Induzindo um quase-mercado: uma discussão sobre as consequências não previstas das estruturas de incentivo na rede pública de ensino no estado de Minas Gerais. Revista Economia e Políticas Públicas, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 63–86, 2021.2318-647Xhttp://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4204A indução de um mercado educacional via políticas públicas de educação representa uma preocupação atual nas áreas de sociologia e de política. Através do levantamento de pesquisas recentes e argumentação teórica, os autores sugerem que a atual condução das políticas de educação em Minas Gerais tendem a gerar um “quase-mercado”, como já aconte-ce em outros estados brasileiros, onde as desigualdades educacionais são reproduzidas através de uma lógica que estimula as escolas públicas a adotarem mecanismos ocultos de seleção. Segundo os autores políticas públicas voltadas para a qualidade podem gerar distorções ao introduzir lógica competitiva entre as entidades públicas e, portanto, o ideal seria o estímulo a políticas que favoreçam a equidade, que tendem a igualar oportunidades de acesso à educação de qualidade.pt-BRopen acessQuase-mercado-educacionalPolíticas educacionaisEquidade educacionalInduzindo um quase-mercado: uma discussão sobre as consequências não previstas das estruturas de incentivo na rede pública de ensino no estado de Minas GeraisInducing a quasi-market: a discussion of the unintended consequences of incentive structures in the public education system in the state of Minas GeraisArtigoQuasi-market-educationalEducational policiesEducational equityAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil