2022-11-172022-11-172009PEREIRA, D. R. M.; PINTO, M. R. Educação, desenvolvimento humano e qualidade da educação. Revista de Politicas Publicas, São Luís, v. 13, n. 1, p. 97-106, jan./jun. 2009.2178-2865http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3641Este estudo busca investigar em que medida a educação, mais especificamente a qualidade da educação,é um importante aspecto do desenvolvimento e está associada às outras dimensões da vida humana. Para verificar essas associações foi calculada a correlação de Pearson entre a qualidade da educação dos municípios mineiros,mensurada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e cada uma das demais dimensões dodesenvolvimento humano, medidas de acordo com o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). Observou-se que o fato da qualidade na educação estar associada às demais dimensões do desenvolvimento pode significar que esse aspecto da educação, além de uma potencial causa da melhoria de outras dimensões do desenvolvimento,sofre um possível efeito de políticas voltadas para as demais dimensões do desenvolvimento.pt-BRopenAcessDesenvolvimento humanoIndicadoresQualidade da educaçãoEducação, desenvolvimento humano e qualidade da educaçãoEducation, human development and education qualityArtigoHuman developmentIndicatorsEducation quality