2013-08-052013-08-052004CAVALCANTI, J. E. A. et al. Perfil e nível de satisfação dos turistas no Pólo Turístico do Vale do Jequitinhonha, MG. Reuna, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 9-23, mai./ago. 2004.2179-8834http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/130Este trabalho objetiva analisar o perfil e o nível de satisfação dos turistas em uma região de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Pólo Turístico do Vale do Jequitinhonha, MG. A amostragem baseou-se na escolha aleatória de veículos de passeio nas vias de acesso ao Pólo e na identificação do motivo da viagem. Os resultados mostraram que o fluxo turístico é de origem predominantemente microrregional, com pouco uso dos serviços de hospedagem, com exceção dos municípios de Diamantina e Serro, onde o turismo interestadual é intenso. Os turistas mostraram-se satisfeitos com os serviços turísticos e públicos, o que pode ser explicado pelo baixo grau de exigência da maioria desses turistas, predominantemente de níveis de renda modestos. Apesar do potencial para o crescimento do turismo, a sua efetividade depende de investimentos em infra-estrutura e capacitação da população local para a recepção turística, de forma a incrementar o fluxo turístico oriundo de outros Estados e sem vínculos e sem vínculos locais.pt-BRopenAccessProdeturVale do JequitinhonhaPerfil e nível de satisfação dos turistas no Pólo Turístico do Vale do Jequitinhonha, MGProfile and levei of satisfaction of the tourists in the Tourist Pole of Vale do Jequitinhonha, MGArtigoTurismoDemandaTourismDemand