2022-02-032022-02-032011CARDOSO, F. A.; AMORIM, M. A. A história a um clique: as tecnologias da informação e da comunicação, os documentos não-convencionais e o ensino de história. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 12, n. 17, p. 147-157, 2º sem. 2011.2237-8871http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3460Comunicação que analisa as relações existentes entre as tecnologias da informação e da comunicação (TIC), os documentos em suporte não-convencionais e o ensino de história. O texto parte do princípio de que as transformações da ciência e da técnica têm produzido inúmeras modificações, tanto na produção da materialidade histórica como nas relações sociais, apontando para o entendimento de que as TIC possuem lastro direto com as ordens histórica, social e política do início deste século, produzindo implicações em todas as esferas da vida social e notadamente para o professor, nas condições e nos objetivos de seu trabalho. Destaca ainda que as TIC podem contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens escolares, notadamente em relação ao ensino de história. O argumento central pode ser resumido na premissa de que a ampliação das possibilidades de uso das atuais ferramentas tecnológicas e a adoção de diversas e diferentes fontes podem constituir fecundo campo para o ensino de história.pt-BRTecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)Documentos em suporte não-convencionaisEnsino de históriaA história a um clique: as tecnologias da informação e da comunicação, os documentos em suporte não-convencionais e o ensino de HistóriaThe History at a click: the technologies of information and communication, documents in support unconventional and history of educationArtigo10.5752/P.2237-8871