2022-01-172022-01-172020FERREIRA, V. B.; COSTA, B. L. D. Nadando contra a corrente: equidade e desempenho nas redes municipais de ensino fundamental em Minas Gerais. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 171-191, ago. 2020.2525-5584http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3300A influência da origem social e das condições socioeconômicas sobre as realizações educacionais é uma temática central nas discussões relacionadas às políticas públicas, seja no enfoque da educação com um fim, ou como um meio para o alcance de outros fins na provisão de bens públicos. O presente trabalho realiza um esforço exploratório para investigar as redes municipais de educação de Minas Gerais, em sua capacidade de amortecer desigualdades sociais sobre os seus resultados, e refletindo sobre que recursos e práticas da gestão pública que podem estar contribuindo para esta capacidade de proporcionar desempenhos mais satisfatórios em condições socioeconômicas desfavoráveis. Investimentos em infraestrutura, provendo acesso equitativo ao alunado parecem relacionados a bons resultados em promover uma educação que consiga ser equitativa sem prejudicar o desempenho dos alunos.pt-BREducaçãoPolíticas públicasEquidadeRegressão logísticaNadando contra a corrente: equidade e desempenho nas redes municipais de ensino fundamental em Minas GeraisSwimming against the stream: equity and performance on primary school at Minas Gerais’ municipal educational systemsArtigo10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n2.53099EducationPublic policyEquityLogistic regression