2013-08-052013-08-052003VIEIRA FILHO, N. A. Q.; RAMOS, M. D.; TEIXEIRA, L. A. A. As percepções da qualidade de serviços: uma aplicação do método Servqual nas pousadas de Ouro Preto(MG). Reuna, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 23-32, jan./mar. 2003.2179-8834http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/132O setor de hospitalidade vem sendo alvo de constantes mudanças devido a crescente exigência dos clientes. A qualidade passou a ser um item relevante para o turista que, independente do motivo da viagem, espera da pousada em que se hospedará um bom nível de serviços. A cidade de Ouro Preto, pela sua importância histórico-cultural, cria no turista uma grande expectativa, em torno dos atrativos que serão encontrados. Cabe ao setor de hospedagem. buscar atender às necessidades básicas de seus clientes, apoiando-se no bom desempenho de sua equipe. A hospitalidade deve ser exercitada dentro dos mais elevados princípios éticos. Atualmente, as empresas hoteleiras, buscam oferecer um atendimento superior ao dos seus concorrentes. Ao contrário de investir altas somas de dinheiro em pesquisas, as grandes organizações estão procurando ouvir mais os seus clientes. Nesse sentido, os hotéis possuem uma facilidade maior, devido ao constante contato com clientes. As pousadas, por serem menores e apresentarem serviços simplificados, poderão atingir mais rapidamente um grau de conhecimento das expectativas dos seus clientes. Dessa forma, ficará mais fácil tornar-se mais forte no rnercado. o presente trabalho, verifica a Qualidade de serviço ofertada pelas Pousadas de Ouro Preto - MG. Para se chegar a um diagnóstico fiel da situação, utilizou-se do instrumento Servqual, criado e desenvolvido por PARASURAMAN, ZEITHAML e BERRY (1988, 1991, 1994). A partir desse instrumento, adaptou-se os dois questionários aplicados com os clientes e proprietários / gerentes das pousadas. O resultado da pesquisa, ofereceu dados para fazer uma comparação dos itens de qua1idade, segundo as duas amostras e identificar a lacuna existente.pt-BRopenAccessMétodo ServqualModelo de lacunasPercepção da qualidadeAs percepções da qualidade de serviços: uma aplicação do método Servqual nas pousadas de Ouro PretoArtigoHotelariaServiçosQualidadeOuro Preto (MG)HospitalityServicesQuality