2023-11-302023-11-302023CASTRO, M. A. A. ; DUFLOTH, S. C. Usabilidade no acesso mobile a serviços e informações de portais governamentais: a realidade das capitais brasileiras. Revista Gestão e Tecnologia, v. 23, n. 2, p. 129-159, 2023.2177-6652http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3929Objetivo do estudo: analisar a usabilidade dos portais governamentais das 26 capitais brasileiras em acessar informações ou serviços por meio de smartphones. Metodologia/abordagem: foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva, que adotou de maneira adaptada um método de investigação e análise baseado na estrutura de usabilidade da Norma NBR 9241-11. Originalidade/Relevância: o presente estudo se revela singular e pertinente diante de indícios de crescimento de uso de smartphones no Brasil que favorece a inclusão digital e amplia as possibilidades de uso dessa interface para acessar informações e serviços públicos disponibilizados pelos portais governamentais. Destarte, pesquisas com este enfoque tornam-se preponderantes, haja vista as características específicas da população brasileira que já conta com um número expressivo de smartphones, chegando a mais de um aparelho por habitante. Principais resultados: os resultados revelaram que 81% das interfaces dos portais avaliados estavam inadequadas para smartphones, dificultando o acesso ao conteúdo destes websites, quando realizado por meio desse tipo de dispositivo. Contribuições teóricas/metodológicas: este estudo fornece dados relevantes para as áreas de administração pública e gestão da informação, a partir de um panorama focado na realidade das tecnologias de informação e comunicação (TICs) utilizadas por entes públicos brasileiros. O estudo atenta por aspectos da análise das interfaces governamentais, contribuindo fundamentar pesquisas acadêmicas que abordem a importância de websites responsivos na prestação de informações e serviços públicos, ou seja, aqueles websites que se adaptam a qualquer dispositivo tecnológico de informação e comunicação. Ademais, propõe um método inovador de avaliação das interfaces de websites em aparelhos smartphones, que utiliza como referência a NBR 9241-11. Contribuições sociais / para a gestão: os resultados desta pesquisa evidenciam a necessidade de ações planejadas por parte do poder público na implementação de interfaces responsivas ou adaptativas para a oferta de informações e serviços públicos a fim de atender de maneira mais inclusiva os diversos perfis de usuários/cidadãos que buscam interação com governo por meio das tecnologias de informação e comunicação. O atendimento às demandas da população reforça a importância da relação entre o governo e a sociedade, de maneira a serem oferecidos serviços e informações governamentais em ambientes tecnológicos que considerem a realidade brasileira em termos da sua infraestrutura de TICs, de conexão de Internet, bem como os tipos de dispositivos móveis utilizados e em expansão no contexto brasileiro.pt-BRopenAcessAttribution-NonCommercial 3.0 BrazilPortais de GovernoInterfaceSmartphoneNBR-9141-11Tecnologia de Informação e ComunicaçãoUsabilidade no acesso mobile a serviços e informações de portais governamentais: a realidade das capitais brasileirasUsability in mobile access to services and information from government portals: the reality of brazilian capitalsArtigo10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2281Government PortalsInterfaceSmartphoneNBR-9141-11Information and Communication TechnologyCC BY-NC