2024-10-102024-10-102022SILVA, M. M.; CENDÓN, B. V. Estratégia, método e conteúdo: três componentes para compreensão das campanhas contemporâneas de desinformação. BiblioCanto, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 21–44, 2022.2447-7842http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4198A profusão de desinformação na web atualmente ocorre com emprego de crescente refinamento e emprego de recursos tecnológicos, linguísticos e métodos capazes de amplificar seu alcance. O presente trabalho buscou compreender, a partir de revisão de literatura, estratégias, métodos e forma de organização do conteúdo nas campanhas de desinformação contemporâneas para propor um modelo para compreensão e análise dessas campanhas. Foram realizadas pesquisas em diversas bases de dados que resultaram na identificação de 18 trabalhos que discutem a dinâmica da desinformação – elementos constitutivos anteriores à manifestação do fenômeno. O conteúdo dessa revisão foi organizado em uma tipologia própria que permitiu conceber três componentes básicos das campanhas de desinformação contemporâneas: estratégia, método e conteúdo. O trabalho descreve e discute esses componentes, cuja compreensão contribui para a análise da desinformação e o desenvolvimento de ferramentas dissuasivas, mitigatórias ou corretivas. O trabalho evidenciou que as campanhas ocorrem com elevado grau de profissionalismo, planejamento e financiamento, de tal forma que soluções simplórias de enfrentamento da desinformação tendem a ser pouco eficazes. Ações de letramento e desenvolvimento de competências informacionais precisam ser acompanhadas de outras iniciativas por parte de governos e empresas de tecnologia da informação.pt-BRopen acessDesinformaçãoFake newsUsuário de informaçãoEstratégia de desinformaçãoDinâmica da desinformaçãoEstratégia, método e conteúdo: três componentes para compreensão das campanhas contemporâneas de desinformaçãoArtigoAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil