2023-03-142023-03-142016LARA, R. D.; GOSLING, M. Análise dos fatores que compõe a ouvidoria no relacionamento com o cidadão. Espacios, Caracas, v. 37, n. 23, p. 23-23, 2016.0798 1015http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3693O artigo tem como objetivo investigar as relações entre fatores a partir da percepção dos cidadãos entrevistados em uma unidade de atendimento para aprimorar o seu relacionamento com o governo e o construto ouvidoria. Um survey foi realizado com 354 cidadãos que utilizaram uma unidade de atendimento do governo. E uma análise fatorial exploratória (AFE) foi realizada e foram identificados seis fatores. Posteriormente, foi criado e testado um modelo exploratório, por meio da técnica de modelagem de equações estruturais utilizando o partial least squares. Oito das nove hipóteses testadas e o construto ouvidoria foram consideradas suportadas estatisticamente.pt-BRopenAcessMarketing de relacionamentoGestão de relacionamento com os cidadãosOuvidoriaAnálise dos fatores que compõe a ouvidoria no relacionamento com o cidadãoFactor analysis that make up the ombudsman on relations with the citizenArtigoRelationship marketingCitizens relationship managementOmbudsman