Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaHudson, Ana Maria Assis2016-06-222023-11-062016-06-222016-06-222023-11-062015http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/1656Este estudo buscou analisar as principais características e competências exigidas do líder no atual contexto da gestão de pessoas na Administração Pública, a partir de pesquisa essencialmente teórica. Com base em discussão apoiada no método dedutivo, considerou-se que, dos atributos genéricos amplamente observados no setor privado, as competências requeridas à atuação do gestor público devem priorizar as especificidades do setor, tais como a dinâmica e funcionamento da máquina governamental e o domínio de sua legislação. Quanto ao complexo perfil da nova Administração Pública imposto pela reforma do Estado, apesar da intenção da prática da governança pública reunindo atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas, verificou-se um conflito dos três estilos de liderança, com o predomínio dos estilos autocrático e liberal sobre o estilo democrático, por um lado, anulando o princípio de que o poder de liderar deve ser outorgado ao gestor por seu próprio grupo de trabalho, e não pelo detentor da autoridade hierárquica presente na estrutura burocrática estatal, e por outro lado, atestando que os controles e as regulamentações presentes na esfera pública reduzem a discricionariedade de seus líderes. Conclui-se que os atuais líderes do serviço público mantêm o padrão de gestão burocrática e liberal responsável pela inércia caracterizadora de suas atuações, que não encontram respaldo na reorientação para a gestão democrática, ou seja, nos moldes das organizações privadas.pt-BRAdministração PúblicaLiderançaGestão de pessoasO perfil da liderança no atual contexto da administração públicaMonografiaPublic administrationLeadershipPeople management