Saraiva, Ágnez de LélisDuarte, Francisco Correia2020-05-112023-11-062020-05-112023-11-062019http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2670Monografia apresentada ao curso de Especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental – CEAPPGG/2017-2019 da Fundação João Pinheiro, como requisito parcial para a obtenção do título de especialista.Publicado apenas online.Orientadora: Agnez de Lélis SaraivaInclui anexos.Bibliografia: p. 63-67Este estudo de caso analisou a política educacional brasileira, sua legislação e a política de inclusão promovida pelo governo do estado de Minas Gerais para as pessoas com deficiência visual. As normas estaduais para a educação básica e para as pessoas com deficiência, especificamente a visual, foram analisadas no seu âmbito legal. A partir da inclusão social e da educação inclusiva, foi analisado o aspecto legal e político-pedagógico da inclusão. A partir da análise de conteúdo foi apresentada, neste estudo de caso, a experiência bem-sucedida da artista-educadora Eni D'Carvalho com sua produção artística voltada para pessoas com deficiência visual.1 recurso online (83 p.) : pdf.application/pdfInclusãoCegoLegislaçãoPolítica educacionalArtes e as pessoas com deficiência visual: análise da política estadual na educação básica e a introdução de artes nas escolasTrabalho acadêmicoInclusionBlindLegislationEducational politics