2021-06-102021-06-102011FAHEL, M. C. X.; CABRAL, B.; MORAES, T. O efeito da condicionalidade educação do programa Bolsa Família em Minas Gerais: uma avaliação por meio da PAD/MG. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, n. 2, p. 4-25, 2011.http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3225O presente artigo discute os impactos do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a matrícula escolar dos beneficiários entre 6 e 17 anos no estado de Minas Gerais. O método utilizado na investigação foi o “Propensity Score Matching”, que consiste na seleção e comparação de um grupo de controle e um grupo de tratamento que se diferenciam em relação às variáveis observáveis apenas no fato de receberem ou não o benefício. A pesquisa observou que o PBF de fato aumenta a matrícula escolar dos beneficiários, principalmente dos adolescentes entre 15 e 17 anos, dos negros, dos moradores da área rural e das crianças e jovens do sexo masculino - grupos tradicionalmente com maiores taxas de reprovação e abandono.pt-BRopenAccessPrograma bolsa famíliaMatrícula escolarMinas GeraisO efeito da condicionalidade educação do Bolsa Família em Minas Gerais: uma avaliação por meio da PAD/MGThe effect of Bolsa Família's education conditionality in Minas Gerais: an evaluation through PAD/MGArtigo10.4322/rbma201102002Bolsa família programSchool enrollmentPropensity score matching