2021-12-022021-12-022015SILVEIRA, G. F. et al. Retornos da escolaridade no Brasil e regiões. Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, v. 31, n. 91, p. 17-32, jan./abr. 2015.2176-5308http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3275Um dos determinantes do desenvolvimento econômico de uma nação é o capital humano, sendo que os retornos da escolaridade se apresentam como fator crucial. Verifica-se, na literatura nacional, a predominância de estudos que con-templam em sua unidade de análise o Brasil como um todo ou um estado, em específico. Nesse sentido, no presente trabalho buscou-se avaliar os retornos da escolaridade no Brasil e em suas regiões, bem como analisar de que modo o grau de instrução (fundamental, médio ou superior) afeta o retorno da escolaridade dos indivíduos quanto ao gênero. Os resultados evidenciaram que o retorno da escolaridade no Brasil é positivo, tanto para os homens quanto para as mulheres. Na análise em que foram destacadas as diferenças regionais, constatou-se a existência de heterogeneidade entre as regiões. Além disso, na análise por grau de instrução, verifica-se que os retornos da escolaridade são crescentes.pt-BRCrescimento econômicoRetornos da escolaridadeModelo de HeckmanRetornos da escolaridade no Brasil e regiõesReturns to schooling in Brazil and regionsArtigo10.13037/gr.vol31n91.2232Economic growthReturns to schoolingHeckman model