Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima2023-04-132023-11-062023-04-132023-11-062022SOUZA, Mariana Bueno de. Valores e práticas que compõem a cultura organizacional de uma escola pública. 88 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2022http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2975A compreensão de elementos pertencentes ao ambiente simbólico das organizações tem sua importância reconhecida no campo de estudo organizacional. Entende-se que a cultura de uma organização influencia o contexto de ação organizacional e, portanto, é fundamental compreendê-la. Diante da multiplicidade de abordagens existentes para estudo da cultura organizacional há uma perspectiva importante baseada na compreensão das práticas e dos valores organizacionais que a tipificam a partir da perspectiva dos membros da organização. Utilizando-se dessa abordagem, o presente estudo possui como objetivo elucidar elementos da cultura organizacional de uma escola pública, a partir da perspectiva dos gestores e professores da instituição. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de autores-chave da temática bem como foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, com aplicação de questionário padronizado para coleta de dados, composto por ficha sociodemográfica e pelo Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional, em sua versão reduzida, adaptada ao ambiente escolar. Os resultados sugerem que os gestores da organização devam conceder atenção especial aos aspectos relacionados aos valores de bem-estar e satisfação dos funcionários bem com como às práticas de recompensa e treinamento.1 recurso online (88 p. : il.) : pdf.application/pdfCultura OrganizacionalSetor PúblicoValores OrganizacionaisPráticas OrganizacionaisValores e práticas que compõem a cultura organizacional de uma escola públicaTrabalho acadêmicoOrganizational CulturePublic SectorOrganizational ValuesOrganizational Practices