2022-02-022022-02-022015OLIVEIRA, A. C.; DUFLOTH, S. C. A informação como meio de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC): Estudo aplicado no município de Belo Horizonte ao público-alvo com necessidades especiais. Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte, v. 17, n. 27, p. 139-168, jan./jun. 2015.2595-4539http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3449Este artigo é um estudo sobre a divulgação do programa de transferência de renda Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao público-alvo portador de necessidades especiais. O estudo apresenta como fio condutor a temática do direito à informação, levando em consideração os aspectos conceituais e as características dos principais instrumentos de comunicação, bem como os meios de divulgação pelos quais o público-alvo portador de necessidades especiais tomou conhecimento do programa. Objetivo: Analisar o modo pelo qual um dos públicos-alvo do BPC, os portadores de necessidades especiais, tomou ciência da existência do benefício. Metodologia: Estudo exploratório que partiu de revisão bibliográfica e documental e de levantamento sistemático de informações provenientes da aplicação de questionários. Para análise e tabulação dos dados, foi utilizado o software estatístico SPSS. Resultados: A análise dos resultados retrata aspectos inerentes ao modo pelo qual o portador de necessidades especiais tomou ciência da existência do BPC e, também, às estratégias utilizadas por cada veículo de comunicação. Conclusões: Há sinais de que há uma falha na estratégia de divulgação do benefício, que, conforme constatado pela pesquisa, não está adequada ao perfil de seu público-alvo, os idosos e os deficientes físicos. Entre os dados levantados, foi constatado que 44% dos respondentes souberam da existência do benefício menos de 6 meses antes da pesquisa.pt-BRInformaçãoDireito à informaçãoBenefício de Prestação Continuada (BPC)Comunicação públicaA informação como meio de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC): estudo aplicado no município de Belo Horizonte ao público-alvo com necessidades especiaisArtigoInformationRight to informationContinuous Cash Benefit (BPC)Public communication