2013-06-282013-06-282008RIANI, J. L. R.; RIOS NETO, E. L. G. Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? Revista Brasileira de Estudos da População, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 251-269, jul./dez. 2008.0102-3098http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/50Na trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social.pt-BRopenAccessEstratificação educacionalBackground familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?Family Background versus school profile of the municipality: which has greater impact on the academic performance of Brazilian students?Artigo10.1590/S0102-30982008000200004EducaçãoEscolaPesquisa educacionalFamíliaEducationSchoolEducational researchFamily