2022-01-172022-01-172016SILVA, C. S.; COSTA, B. L. D. Opressão nas escolas: o bullying entre estudantes do ensino básico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 161, p. 638-663, jul./set. 2016.1980-5314http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3305O artigo examina o fenômeno bullying entre os alunos do ensino básico das escolas estaduais de Minas Gerais. A análise empírica apoiou-se em dados obtidos junto a 5.300 alunos e 243 professores nos anos de 2012 e 2013. Os dados foram analisados com base em modelos lineares generalizados hierárquicos. Foi estimada a chance de ocorrência da prática de bullying a partir de uma estrutura de dois níveis, o dos alunos e o das escolas. Verificou-se que a distribuição do bullying é explicada, no nível individual, pela qualidade do vínculo do aluno com a escola e pela aderência a comportamentos desviantes; no nível escolar, por características contextuais, como clima geral de satisfação, qualidade da relação professor-aluno e método de contenção de conflitos.pt-BRBullyingEscolasEnsino básicoOpressão nas escolas: o bullying entre estudantes do ensino básicoOppression in schools: bullying among students in basic educationArtigo10.1590/198053143888BullyingSchoolsBasic education