2022-05-312022-05-312021NICACIO, C. B. L. et al. Origem social e percurso: mérito e contingência entre egressos de um curso superior. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v. 52, p. 10-21, jan./jun. 2021.2175-3520http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3512A problemática das desigualdades educacionais evidencia a influência da origem social sobre aspectos que envolvem o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior e ao longo da trajetória profissional. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida o Curso de Administração Pública (CSAP) da Fundação João Pinheiro (FJP) é atravessado pela reprodução da estrutura de classes, seja da perspectiva dos ingressantes, seja da perspectiva dos egressos, à luz do referencial teórico de Bourdieu e Lahire. Realizou-se uma análise quanti e qualitativa dos dados dos alunos egressos do Curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro. A abordagem quantitativa nos forneceu um perfil do grupo estudado, a partir da análise de variáveis relacionadas à origem de classe. Entrevistas foram utilizadas para entender os percursos específicos dos sujeitos entrevistados. Corroborando o que apontam estudos da sociologia da educação, verificou-se estatisticamente que a origem social impacta sobre as chances de acesso ao curso. Por outro lado, dentre os indivíduos oriundos das camadas populares, há aqueles que vencem a barreira do ingresso e constroem trajetórias de sucesso acadêmico e profissional. Assim, por meio de análise qualitativa, procurou-se vislumbrar os fatores que possibilitaram o acesso ao CSAP e a permanência na carreira. Percebeu-se a importância da socialização secundária, da bolsa de estudos assegurada pelo curso, da garantia do ingresso no serviço público prevista com a conclusão da graduação e da persistência.pt-BRAdministração PúblicaCarreiraDesigualdades educacionaisEnsino superiorClasse socialOrigem social e percurso: mérito e contingência entre egressos de um curso superiorArtigoSocial origin and career: merit and contingency among graduateshttp://dx.doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p10-21Public AdministrationCareerEducational inequalitiesHigher educationSocial class