2024-10-162024-10-162020MENDES, I. A.; COSTA, B. L. D. A escola e o mundo: determinantes intra e extra escolares do desempenho das escolas no PROEB. Revista Economia e Políticas Públicas, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 37-56, 2020.2318-647Xhttp://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4211O papel específico do sistema escolar no aprendizado frente a outros fatores integra o campo de estudos da chamada eficácia escolar. O termo faz referência ao debate sobre a relevância das unidades escolares e sua participação no desempenho e longevidade escolar de indivíduos, regiões ou grupos sociais no sistema educacional. O objetivo deste trabalho é explorar o quanto características exteriores ao contexto escolar e as da própria escola explicam o rendimento dos alunos. Com este objetivo, são utilizados os dados dos alunos e instituições escolares, de quinto ano, de escolas públicas de Belo Horizonte, que participaram da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica (PROEB), em 2010. A prova foiaplicada em 379 escolas, das quais 300 foram selecionadas para este trabalho), (onde) funcionava, pelo menos, o quinto ano do fundamental. Optou-se, neste trabalho, por observar o comportamento de duas variáveis indicativas da condição socioeconômica da família dos alunos: a escolaridade das mães e a inclusão da família no programa Bolsa Família.Como indicador da eficácia da escola, foram utilizados os resultados da avaliação. Também foram explorados dados relativos à formação dos professores e as impressões dos alunos em relação às atitudes dos mesmo sem sala de aula. A grande variabilidade de temas e questões abordados nos questionários contextuais ao longo das edições do PROEB inviabilizou a atualização do modelo para anos recentes, o que não chega a comprometer o o propósito de fundo do trabalho - explorar empiricamente as complexas relações entre eficácia, equidade e contexto escolar.pt-BRopen acessEfeito escolaEducação básicaAvaliação larga escalaA escola e o mundo: determinantes intra e extra escolares do desempenho das escolas no PROEBThe school and the world: intra and extra school determinants of the performance of schools in PROEBArtigoSchool effectvinessPrimary educationArge-scale assessmentAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil