2023-07-182023-07-182023GAETANI. F.; PALOTTI, P. L. M.; MODESTO JUNIOR, A. A armadilha do algoritmo: uma análise das razões do apartheid entre gestão pública e finanças públicas na administração pública brasileira. Campo de Públicas: conexões e experiências, v. 2, n. 1, p. 128-159, 2023.2764-6009http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3738Este artigo tem como objetivo explorar as causas da descoordenação entre política fiscal e gestão pública na administração pública brasileira. Por que a política fiscal e a política de gestão pública se assemelham a azeite e vinagre? Esse é o enigma que os analistas mal suspeitam quando olham para o governo brasileiro. É como se cada comunidade de política pública estivesse no ponto cego uma da outra. E falham recorrentemente em captar a atenção, os dilemas e as escolhas de cardápio da outra. Os autores coletaram dados sobre gestão pública e finanças públicas no Brasil de 1995 a 2015 e reuniram os principais argumentos da literatura. Cinco explicações sintetizam as principais causas da descoordenação observada: 1) robustez assimétrica das comunidades de políticas públicas, pensamento de grupo corporativista e impossibilidade de se reformar; 2) isolamento do país em termos de debates políticos globais; 3) gravidade insuficiente da crise fiscal que atingiu o país duas vezes nessas décadas; 4) a incapacidade política dos reformadores de ganhar seus casos e 5) a reificação de uma armadilha cognitiva que inibiu o aprendizado de políticas públicas na interseção de ambas as áreas - a armadilha do algoritmo.pt-BRopenAcessAdministração públicaFinanças públicasCoordenação de políticas públicasComunidades de políticas públicasAprendizagem de políticas públicasA armadilha do algoritmo: uma análise das razões do apartheid entre gestão pública e finanças públicas na administração pública brasileiraThe algorithm trap: an analysis of the reasons for apartheid between public management and public finance in brazilian public administrationArtigoPublic administrationPublic financeCoordination of public policiesPolicy communitiesPolicy learning