2013-10-222013-10-222005VIEIRA FILHO, N. A. Q.; TEIXEIRA, L. A. A.; BESSA, A. S. M. Marketing turístico urbano e intervenção patrimonial em tempos de globalização. Turismo - Visão e Ação, Itajaí, v. 7, n. 3, p. 551-559, set./dez. 2005.1983-7151http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/197O principal objetivo deste artigo é o de mostrar o papel do marketing turístico urbano e as suas estratégias de atuação no planejamento de destinações turísticas, principalmente, aquelas com um corpus patrimonial expressivo, como forma de contribuir com os especialistas das áreas de turismo e marketing na compreensão de um assunto que, normalmente, tem ficado restrito a arquitetos, urbanistas e especialistas em patrimônio. O trabalho recorre à revisão bibliográfica sobre marketing urbano, patrimônio material e imaterial e intervenções patrimoniais, procurando demonstrar como a solução de diversas questões relacionadas à problemática do turismo podem ser subsidiadas pelos conhecimentos das áreas estudadas sendo, portanto, o seu domínio de fundamental importância para planejadores e especialistas desta área.pt-BRopenAccessMarketing turístico urbanoMarketing e intervenção patrimonialMarketing urbano e turismoMarketing turístico urbano e intervenção patrimonial em tempos de globalizaçãoUrban tourism marketing and patrimonial intervention in times of globalizationArtigoMarketingTurismo urbanoPatrimônio culturalUrban tourismCultural heritage