2013-06-272013-06-272010FERREIRA, F. P. M.; NOGUEIRA JUNIOR, R. P.; COSTA, B. L. D. Determinantes da escolarização de crianças e adolescentes em situação de rua no estado de Minas Gerais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, n. 68, p. 465-488, jul./set. 2010.0104-4036http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/44O artigo investiga os determinantes do acesso à educação de crianças e adolescentes em situação de rua no estado de Minas Gerais. Os dados utilizados se baseiam em uma ampla pesquisa realizada nos 21 maiores municípios do estado, que culminou com a coleta de diversas informações de um total de 3.028 crianças e adolescentes que moram ou exercem alguma atividade remunerada nas ruas. Com base nesses dados, estimou-se um modelo Logit, que permitiu identificar a correlação entre diversas variáveis e o acesso à educação. Os resultados encontrados vão na direção dos principais desenvolvimentos da literatura, demonstrando a influência negativa, entre outros fatores, do número de dias trabalhados, moradia na rua, da idade, da gravidez na adolescência, e da localização em município da região metropolitana. Por outro lado, políticas públicas de transferência de renda parecem ampliar as possibilidades de estudo para as crianças e adolescentes que trabalham ou vivem nas ruas.pt-BRopenAccessTrabalho infantilAcesso à educaçãoDesigualdade educacionalTrabalho infantilAcesso à educaçãoDesigualdade educacionalDeterminantes da escolarização de crianças e adolescentes em situação de rua no estado de Minas GeraisDeterminants of primary and secondary education among street children and teenagers in Minas Gerais StateArtigo10.1590/S0104-40362010000300004Child laborEducation inequalityAccess to education