2022-02-022022-02-022019DUFLOTH, S. C.; SALDANHA, C. C. T. Produção de conhecimento pelas mídias sociais: um olhar retrospectivo da polarização política dos fenômenos do Brexit e do impeachment presidencial de 2016. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 328-342, mai. 2019.1808-3536http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3441O artigo aborda o uso de mídias sociais na criação de sentido voltada à produção de conhecimento a partir da polarização política no Reino Unido e no Brasil. Foi analisado o teor das manifestações apresentadas em hashtags do Twitter sobre o Brexit e o impeachment de 2016. Nas mídias sociais, o estudo evidencia comportamentos polarizados, porém distintos: no Reino Unido destacam-se os efeitos da decisão e, no Brasil, o posicionamento ideológico envolvido na questão. Conclui-se que nesses contextos de polarização, as mídias sociais intensificam o debate e a diversidade de opiniões, favoráveis ao processo democrático e à produção de conhecimento estimulada pela ambiguidade.pt-BRMídias sociais digitaisPolarização políticaProdução de conhecimentoBrexitImpeachment 2016Produção de conhecimento pelas mídias sociais: um olhar retrospectivo da polarização política dos fenômenos do Brexit e do impeachment presidencial de 2016Knowledge production by social media: a retrospective look at the political polarization of the Brexit phenomena and the Presidential impeachment of 2016Artigo10.18617/liinc.v15i1.4568Digital social mediaPolitical polarizationKnowledge productionBrexit2016Impeachment