2022-01-172022-01-172005COSTA, B. L. D.; AZEREDO, T. M. A. Inovação, eficiência e eficácia em políticas sociais: reflexões a partir do programa Bolsa Escola de Belo Horizonte. Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 10, n. 46, p. 81-107, jan./abr. 2005.1678-9873http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3310O objetivo do trabalho é, a partir de uma análise do programa de renda mínima vinculado à educação do município de Belo Horizonte, intitulado BEM-BH, avaliar as potencialidades e os limites de políticas deste tipo, levadas a cabo no nível local. Inicialmente, debate-se as origens da desigualdade de renda no Brasil e discute-se, de forma resumida, o que podemos esperar de uma intervenção que, como o bolsa escola, combina elementos estruturais e compensatórios que atuam simultaneamente sobre o ciclo geracional de pobreza. Finalmente, a partir de aspectos relevantes do programa BEM-BH, tais como: focalização, cobertura, custos administrativos, valor da transferência monetária, efeitos econômicos e sociais sobre o público alvo e comparações entre os resultados pretendidos e aqueles obtidos, discute-se o grau com que o programa obtém seus resultados com base nas dimensões da eficácia e da eficiência.pt-BRTransferência de rendaBolsa escolaEficiênciaEficáciaPobrezaDesigualdadeEducaçãoInovação, eficiência e eficácia em políticas sociais: reflexões a partir do Programa Bolsa Escola de Belo HorizonteArtigo10.12660/cgpc.v10n46.44040Minimum incomeEfficiencyEfficacyPovertyInequalityEducation