Silva, Max Melquíades da2022-05-162023-11-062022-05-162023-11-062021FARIA, André Luiz de. Segurança digital nos conteúdos e práticas escolares dos anos finais do ensino fundamental: estudo de caso em uma unidade educacional de Minas Gerais. 85 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2021http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2882O presente estudo aborda a segurança digital na educação, uma vez que o uso de novas tecnologias se faz presente nas escolas e na vida pessoa dos estudantes com maior frequência, equipamentos como smartphones, tablets, computadores conectados à internet podem servir como aliados no ensino, mas também um problema se não utilizados com responsabilidade e segurança. Assim objetiva-se investigar a presença do tema de segurança digital em uma escola municipal de ensino fundamental anos finais em Minas Gerais. O estudo aborda questões sobre a educação no Brasil, segurança digital, segurança digital na educação, considerações sobre a Escola onde foi desenvolvido uma pesquisa e metodologia. Para a realização da monografia a pesquisa foi realizada por meio de análise de materiais didáticos e pesquisa quali-quanti com estudantes do ensino fundamental e profissionais da educação. Os resultados obtidos retratam que a segurança digital e tema como bullying não são tratados com a devida importância pelos respondentes e por políticas públicas de conscientização a respeito do uso seguro e ético da internet.1 recurso online (85 p. : il.) : pdf.application/pdfEducaçãoVulnerabilidade DigitalSegurança DigitalSegurança digital nos conteúdos e práticas escolares dos anos finais do ensino fundamental: estudo de caso em uma unidade educacional de Minas GeraisTrabalho acadêmicoEducationDigital VulnerabilityDigital Security