2023-07-202023-07-202023COELHO, F. S.; CORREIRA, M. S.; FALEIRO, P. H. R. Interpretações sobre a (gestão da) qualidade na administração pública contemporânea. Campo de Públicas: conexões e experiências, v. 2, n. 1, p. 160-179, 2023.2764-6009http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3742Afinal, o que é qualidade no setor público? O conceito de qualidade na Administração Pública Contemporânea (APC) é polissêmico e está em constante (re)definição desde meados da década de setenta, com o advento do paradigma da New Public Management (NPM) pelo ideário do gerencialismo. Originalmente adaptada da gestão empresarial a partir de critérios como padronização de processos, excelência na prestação de serviços públicos e orientação para o usuário, a qualidade no setor público é (re)interpretada para além do binômio parametrização- satisfação no modelo de Governança Pública difundido neste século XXI. Os atributos da Public Governance, tais como a confiança nas interações entre os atores da rede - com a centralidade do governo - e a coprodução de políticas públicas com foco no cidadão, gradativamente, interpenetram-se com o consumerismo da NPM para ressignificar a qualidade no setor público, incorporando o trinômio transparência-participação-accountab/l/ty. Nesse diapasão, este artigo é per se um ensaio baseado, sobretudo, em uma revisão da literatura internacional e cujo objetivo é organizar essas interpretações sobre a (gestão da) qualidade na APC e desvelar, ilustrativamente, suas apropriações/aplicações no setor público brasileiro.pt-BRopen accessQualidadeNova gestão públicaGovernança públicaBrasilInterpretações sobre a (gestão da) qualidade na administração pública contemporâneaInterpretations on quality (management) in contemporary public administrationArtigoQualityNew public managementPublic governanceBrazil