2023-07-182023-07-182023BRASIL, F. P. D. et al. Participação social: um balanço da literatura à luz da contribuição dos estudos da Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho. Campo de Públicas: conexões e experiências, v. 2, n. 1, p. 67-92, 2023.2764-6009http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3736O artigo realiza uma análise preliminar sobre como a agenda da participação social adentrou os trabalhos de conclusão realizados no âmbito dos cursos de graduação e mestrado em Administração Pública da Escola de Governo - Fundação João Pinheiro. Foram selecionadas monografias e dissertações pautadas pelas correntes da democracia participativa e deliberativa, balizadas pela perspectiva de fortalecimento e aprofundamento democrático, compreendendo 65 resumos publicados entre 2000 e 2022. Partindo do percurso da literatura brasileira sobre participação social, com ênfase nos principais debates e diálogos acadêmicos do campo nas últimas décadas, o artigo discute como a posição singular ocupada pela Escola de Governo pode influenciar sua produção. Em seguida, analisa o conjunto dos trabalhos selecionados destacando os principais temas e categorias. É possível notar a centralidade dos trabalhos que abordam instituições participativas, mas também a presença das temáticas referentes aos movimentos sociais e associativismo, e à gestão e às políticas públicas sob a ótica participativa. Também foi possível observar a distribuição desses trabalhos ao longo dos períodos de 2000-2002, 20032016 e 2017-2022, bem como a aproximação, em seus focos temáticos, das tendências e movimentos da literatura nacional sobre participação social, inscrita no cenário político vivenciado em cada período.pt-BRopen accessParticipação socialCampo de públicasProdução acadêmicaEscola de governoFundação João PinheiroParticipação social: um balanço da literatura à luz da contribuição dos estudos da Escola de Governo Prof. Paulo Neves de CarvalhoSocial participation: a literatura review in the light of the contribuition of Prof. Paulo Neves de Carvalho School of Government studiesArtigoSocial participationPublic affairs fieldAcademic productionSchool of governmentFundação João Pinheiro