2023-01-052023-01-052022MAURO, A. C.; RIBEIRO, R. Preservando conhecimento tácito nas organizações públicas. FRC: Front. Repr. Conh., Belo Horizonte, v. 1, n. 1. p. 123-142, ago. 2022.2764-3743http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3659A Gestão do Conhecimento (GC) tem sido usada pelas organizações como uma ferramenta para organizar o conhecimento produzido por seus atores sociais a fim de preservar o conhecimento organizacional. No entanto, as metodologias de GC, geralmente apoiadas em tecnologias, não auxiliam as organizações em como tratar o conhecimento tácito de forma sistemática. O objetivo desta pesquisa é como identificar e preservar o conhecimento tácito de funcionários experientes para criar e manter o conhecimento organizacional. Um estudo de caso foi realizado em uma organização pública de pesquisa e ensino, no Brasil. Utilizando os fundamentos da Grounded Theory, a análise de atividades e técnicas de auto confrontação, foi analisada a tarefa de cálculo do PIB trimestral tentando identificar as habilidades tácitas da atividade. Os resultados mostram que é possível trazer à consciência do praticante de uma atividade suas habilidades tácitas e seus julgamentos. Estes resultados podem, então, ser utilizados como base para uma formação mais eficaz dos novatos, reduzindo o tempo de aprendizagem em uma atividade específica que precisa ser preservada.pt-BRopenAcessConhecimento tácitoGestão do conhecimento tácitoPreservando conhecimentoSetor públicoExpertisePreservando conhecimento tácito nas organizações públicasPreserving tacit knowledge into public organizationsArtigoTacit knowledgeTacit knowledge managementPreserving knowledgePublic sectorExpertise