Souza, Luiz Carlos Rhodes deReis, Luciano Correia dos2016-07-052023-11-062016-07-052016-07-052023-11-062011-10-07http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/mono/1777O tema deste trabalho é a avaliação do programa Jovens Construindo a Cidadania, desenvolvido pela Polícia Militar em escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manhuaçu/MG. O objetivo da análise foi verificar se o programa fomentou o protagonismo juvenil nas escolas, que o aplicou no período de 2009 e 2010, com vistas a cumprir os propósitos do programa, ou seja, prevenção à violência escolar, através da melhoria do ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, que teve como ênfase a abordagem de teorias sobre violência escolar, bullying e protagonismo juvenil, onde, por intermédio da técnica de documentação direta, foi realizada uma pesquisa de campo, através de observação direta extensiva, junto a quatro educandários da cidade de Manhuaçu, com aplicação de questionários aos discentes participantes dos grupos principais do programa e educadores escolares. Os dados coletados indicaram que ocorreram vários tipos de violências e incivilidades nas escolas, desde simples ofensas verbais, até uso e tráfico de drogas. A pesquisa de campo demonstrou que o programa Jovens Construindo a Cidadania contribuiu para a melhoria do ambiente escolar e dos relacionamentos interpessoais entre alunos e entre eles e os professores, com consequente diminuição da violência escolar, bem como contribuiu para a construção da cidadania dos estudantes e fomentou a participação na solução dos problemas escolares e comunitários.pt-BRViolência escolarBullyingProtagonismo juvenilPolícia comunitáriaO programa jovens construindo a cidadania como instrumento fomentador do protagonismo juvenil nas escolas do município de ManhuaçuMonografiaSchool violenceBullyingYouth participationCommunity police